santa maria

VÍDEO+FOTOS: professores e estudantes participam da Marcha pela Educação

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

No quarto dia da greve dos professores da rede estadual de ensino, a comunidade escolar participou, na manhã desta quinta-feira, da Marcha pela Educação em Santa Maria. A principal reivindicação é contra o fim do plano de carreira dos professores.

Projeto Future-se volta a ser debatido nesta quinta-feira na UFSM

A manifestação começou no início da manhã desta quinta em frente a Escola Básica Estadual Cícero Barreto, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, onde professores, estudantes e funcionários se reuniram e conversaram com a comunidade sobre a greve, além de confeccionarem cartazes. Por volta das 9h30min, eles partiram em caminhada em direção à Praça Saldanha Marinho, passando pela Rua Silva Jardim e Avenida Rio Branco. 

- A greve está se colocando contra o projeto de destruição do plano de carreira que o governador Eduardo Leite está propondo para nós, de acabar com a política de valorização dos professores que estão na escola. Para nós é um projeto que vai fazer com que ninguém mais queira dar aula em escola pública. Vai virar bico, professor vai virar uma profissão de bico e não uma profissão que exija dedicação e tempo de estudo - relata o professor Guilherme Lovatto. 

Período de inscrição para rede estadual de ensino acaba no domingo

Participaram da manifestação pelo menos cinco escolas do município: Colégio Estadual Olavo Bilac, Escola Estadual de Professora Edna May Cardoso, Colégio Estadual Manoel Ribas, Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha e Escola Básica Estadual Cícero Barreto.

Veja mais no vídeo: 

Na escola Walter Jobim, no Bairro Itararé, a comunidade também se reuniu para protestar. Com cartazes feito pelos professores e alunos, eles também conversavam com quem passava no local sobre as causas da greve. A manifestação reuniu cerca de 50 pessoas, entre professores, alunos, funcionários, pais e taxistas.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Arquivo pessoal

MANIFESTAÇÕES CONTINUAM 
O 2º Núcleo do Cpers está preparando outras atividades junto à comunidade. Amanhã, a partir das 9h, uma marcha terá início na Praça da Locomotiva e seguirá até a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na Avenida Presidente Vargas, 1052. À tarde, será realizada uma nova assembleia da categoria, às 17h30min, no Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac. 

Em Santa Maria, quase 70% das escolas do Estado estão em greve para protestar contra o pacote do governo estadual enviado ao Legislativo que pretende alterar planos de carreira dos servidores. 

NA REGIÃO
Dezenas de estudantes, professores, funcionários de escola e membros da comunidade saíram em caminhada pelas ruas de São Sepé na manhã desta quinta-feira. 

style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">A manifestação se concentrou na Avenida Getúlio Vargas, na entrada da cidade, e seguiu em caminhada pelas principais ruas e avenidas, passando pela Praça das Mercês. Ao longo do percurso e com faixas e cartazes, o grupo gritou palavras de ordem, entoou o hino do Rio Grande do Sul e protestou contra o governo de Eduardo Leite.

O protesto, que terminou por volta das 11h em frente ao Colégio Estadual São Sepé (CESS), teve adesão de diversas escolas do município. Muitas pessoas que estavam em casa ou no comércio local aplaudiram e demonstram apoio ao movimento. 

*Colaborou Janaína Wille

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM abre 12 vagas para professor visitante com salários de R$ 20 mil

Próximo

Projeto Future-se volta a ser debatido nesta quinta-feira na UFSM

Educação